Renderização- Tornando o 3D mais proximo da realidade

24-02-2009 16:07

Renderização é o processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer.

A renderização é muito aplicada para objetos 3D, fazendo a conversão de um 3D para uma representação em 2D, seja para obter uma imagen estática, seja para obter imagens foto-realísticas em vídeo (animação 3d).

O termo "renderizar" (do inglês to render) vem sendo usado na computação gráfica, significando converter uma série de símbolos gráficos num arquivo visual, ou seja, "fixar" as imagens num vídeo, convertendo-as de um tipo de arquivo para outro, ou ainda "traduzir" de uma linguagem para outra.

Para renderizar uma cena é necessário, entre outras coisas, definir um tipo de textura para os objetos existentes, sua cor, transparência e reflexão, localizar um ou mais pontos de iluminação e um ponto de vista sob o qual os objetos serão visualizados. Ao renderizar, o programa calcula a perspectiva do plano, as sombras e a luz dos objetos.

Ao longo da história da computação gráfica, o ato de renderizar sempre exigiu grande capacidade computacional.

Uma boa definição retirada do site do professor Allan Brito diz o seguinte:

...

''Para simplificar o processo, geralmente eu descrevo o render ou ato de renderizar como sendo o processo em que geramos uma imagem simulando condições reais. Quando os modelos e cenários 3d são construídos, tudo é gerado usando arames e superfícies, o chamado Wireframe. Essa estrutura em arame não serve para alguns propósitos do 3d. Já pensou tentar vender uma perspectiva de um prédio só em arame? Até profissionais treinados teriam dificuldade em visualizar o modelo! Sem falar da dificuldade em perceber a volumetria.

O Render entra exatamente para finalizar o Wireframe. Nesse acabamento são considerados vários aspectos, como a projeção dos raios luminosos, materiais e simulação das superfícies entre outros. Esse é o último passo de um trabalho em 3d e onde uma boa parte da “mágica” acontece!''

...

https://www.trinity3d.com/media/evermotion/archinteriors_vol10/archinteriors_vol10_render1.jpg

Exemplo de renderização com Vray

 

 

Procurar no site